quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

A mistura de géneros: entretenimento e informação

São por demais evidentes as misturas entre géneros que, nos últimos anos, têm invadido a televisão portuguesa, concretamente os canais privados (como a SIC e a TVI), esbatendo fronteiras entre os programas de informação e entretenimento. Não raras vezes, os noticiários dos canais já referidos, promovem em pleno horário nobre e em espaço informativo, os seus programas de entretenimento como Reality Shows, Concursos, Telenovelas, etc. O vídeo que se segue é apenas um de vários exemplos que poderíamos utilizar para descrever esta realidade: 
E nem a própria RTP1, canal de serviço público, escapa a esta onda, como poderemos confirmar no vídeo que se segue:
Os espaços informativos parecem, eles próprios, ter perdido identidade na medida em que deixaram de ter em conta o que é realmente relevante para o público que procuram informar. Assim, parecem agora dar destaque não a notícias, mas a pseudo-notícias de que é exemplo o vídeo que se segue:
Por outro lado, também os próprios programas de entretenimento parecem agora querer entrar no capítulo da informação. Para isso, fazem constantes ligações às redacções noticiosas e contratam jornalistas para "opinarem" sobre notícias. Os programas da manhã como "Você na TV" ou "Companhia das Manhãs" são óptimos exemplos para ilustrar esta problemática.
De facto, parecem ter-se perdido as fronteiras entre informação e entretenimento, estando-se agora a entrar numa nova era televisiva na qual um produto híbrido, para sair de uma mistura, fina diga-se, entre informação e entretenimento. O objectivo? Captar cada vez mais audiências e consequentes contratos publicitários. As consequências? Uma sociedade acrítica, incapaz de distinguir entre informação e entretenimento, realidade e ficção.

Sem comentários:

Enviar um comentário